III Seminário Internacional de Pensamento Crítico
 
11 - 13 de Outubro de 2017
 

Cidade Manizales


 


MANIZALES

Região Paisagem Cultural

Plantações de café - Património da Humanidade da UNESCO

Adriana Gómez Alzate [1]

 

Manizales, uma cidade semi montanhosa andina na zona de café colombiano, está localizado em uma das regiões de maior biodiversidade do mundo, a região andina tropical, que é uma das 25 áreas prioritárias para a conservação da vida em regiões de terra. A cidade tem um tecido urbano complexo que evoluiu em resposta a uma topografia abrupta, dentro de um ambiente natural de grande valor cultural, formando uma paisagem urbana diferente e estimulante.

 

A qualidade da paisagem que circunda a cidade é proporcionada principalmente pela variabilidade dos climas de paisagens mais montanhosas com neve, até vales cultivados principalmente de café. A altitude da cidade é de 2150 metros acima do nível do mar, permitindo uma variabilidade de temperatura que pode variar dentro de um raio de 30 km, entre 0 e 40 graus Celsius.

 

A partir da declaração da Paisagem Cultural de café da Colômbia, como Património Mundial da UNESCO [2], a região que compreende as zonas de Caldas, Quindío, Risaralda e Norte del Valle, também chamado Ecorregión del Eje Cafetero está incluído e reconhecidos na lista de bens do património mundial, o que permite à região o seu valor como um local de interesse cultural e natural.

 

O centro histórico e tradicional de Manizales possui um importante património arquitectónico e paisagístico e é um centro de vida e atividade pública intenso, possuindo um clima de montanha fria, com uma atmosfera geralmente nublado e, por isso, oferece um clima de recolhimento. A arquitetura tradicional de Manizales é sóbria e homogénea, típica da arquitetura da "colonização de Antioquia", com casas de adobe caiadas de branco com cal e esculpida de madeira. Também em Manizales há um património urbano e arquitectónico que é considerado o maior complexo republicano no país.

 

Além disso, Manizales possui o maior número de estabelecimentos de formação ou prática artística (artes visuais, dança, teatro, literatura e música) registados por milhão de habitantes (Conselho Competitividade de 2008) e do café e é reconhecida como cidade cultural e universitária pelos seus mais de 100.000 estudantes, 14 universidades, 12 centros de investigação e desenvolvimento e o maior centro de bioinformática computacional da América Latina para investigação e desenvolvimento.

 
 
III Seminário Internacional de Pensamento Crítico
 
© 2024 - III Seminário Internacional de Pensamento Crítico